Alguns defeitos comuns nos veículos são causados por falhas de ignição, entre elas podemos destacar: problemas no início do veículo; Alto consumo de combustível; Irregularidades na operação; Falhas durante recuperações; E aumento dos níveis de emissões de poluentes.
Os manuais de manutenção e garantia dos veículos têm o plano de manutenção com as recomendações das montadoras eo reparador pode seguir o plano recomendado para cada modelo. Em muitos deles há a recomendação que nos veículos usados em circunstâncias adversas tais como o tráfego pesado, deve cortar-se o plano de manutenção pela metade, isto é, se o fabricante recomenda a troca de velas de faísca cada 20.000 km, o mesmo deve Ser substituído ao atingir 10.000 km. Isso ocorre porque quando o veículo é parado no trânsito o motor está funcionando e sofrendo desgaste, no entanto, não há aumento na quilometragem.
Muitas vezes, quando o falho de ignição está no começo, ele não é percebido pelo usuário do veículo. Isso ocorre somente em recuperações de aceleração ou cargas parciais, mas a partir do momento que se torna perceptível, é um sinal que está ocorrendo por algum tempo. Estes falhas de ignição são muito prejudiciais para o catalisador do veículo, uma vez que está contaminado com combustível não queimado.
A necessidade de substituição de velas de ignição pode ser verificada por quilometragem percorrida ou com uma inspeção visual dos eletrodos. Uma vela de ignição nova tem bordas afiadas, que fornecem um efeito de ponta, aumentando a ignição (facilidade para acender um brilho). Com o desgaste, há um arredondamento desses eletrodos, aumentando sua folga. Isto provoca o aumento da tensão necessária para o brilho, o que pode danificar vários componentes do sistema de ignição como rotor, tampa do distribuidor, cabos de ignição e até mesmo o transformador (bobina de ignição). O recomendado por nossos mecânicos Centro Automotivo Prochaskar que todas as velas de ignição de um veículo sejam removidas para inspecção a cada 10.000 km.
Gráfico de desgaste X Tensão necessária
Tensão requerida do desgaste X
Desgaste excessivo
Nova vela de ignição
– Melhor olhar fixo;
– Economia de combustível;
– Baixa tensão de operação.
Fim da vida útil.
A falha mais comum devido à falta de manutenção é o “flash over”, que ocorre quando há desgaste acentuado, uma condição de mistura de ar / combustível demasiado magra ou o uso do veículo com o ponto desregulamentado, ou seja, tarde demais, obtendo a centelha dentro da câmara de combustão. Nesta situação a faísca pode ocorrer entre o pino do terminal da vela de ignição e o capot metálico.
O flash causará um ponto característico na vela de ignição. Quando isso ocorrer, o reparador também deve substituir o cabo de ignição simultaneamente. Como as duas partes trabalham em conjunto quando um sofre o flash sobre a outra parte também está danificado.
Se o reparador substituir apenas a vela de ignição ou cabo, as falhas podem cessar, no entanto, depois de algum tempo a parte antiga irá danificar a nova peça e as falhas retornam.
Outra vantagem da remoção das velas de ignição é que através da análise visual podemos ter uma boa noção das condições internas da câmara de combustão. O Centro Automotivo Prochaskar oferece as melhores marcas para o reparo , atendemos em Moema, Pompéia e Pinheiros.
De acordo com nossos mecânicos especializados, as velas são uma importante fonte de diagnóstico. “Isso porque, por meio de sua aparência, é possível identificar vários problemas provenientes do motor. Por essa razão, recomendamos sua verificação periódica por um profissional de confiança “.